Entrevista (português)

Fala-me sobre ti e a tua familia.
O meu nome é Khamphet Che-Bui, nasci em Laos e cresci na Suíça. Sou casada e tenho 5 belas crianças pequenas. Elas mantém-me ocupada, jovem e também me dão a energia. Sou uma cake artist autodidata e faço bolos principalmente para a família e amigos.

Quando e como te envolveste no mundo do cake design?
A minha jornada nos bolos foi iniciada em novembro de 2013, eu queria fazer um bolo para o meu menino que fazia 3 anos naquela altura. Queria algo que fosse lindo e delicioso. Procurei inspiração e receitas na internet – nunca tinha feito um bolo antes!! Eu não sabia o que era pasta de açúcar e nunca tinha ouvido falar sobre ganache antes!! Eu sei que soa como se eu tivesse acabado de pousar na terra! LOL!!

Como e porque é que escolheste o nome “Sweet Side of Cakes” (“O lado doce dos bolos”)? Depois de ter feito o meu primeiro bolo fiquei viciada e queria saber e aprender mais sobre decoração de bolos! Passava e ainda passo muitas horas a explorar o mundo belo e doce dos bolos! Com cada bolo que fiz melhorei as minhas habilidades um pouco mais. Após cerca de um ano a fazer bolos decidi colocar as minhas criações online e criar uma página – um lugar onde posso colocar todas as minhas criações juntas.
Pensei um pouco sobre o nome. Não gosto muito de comer bolos, mas adoro criar mais e mais, assim decidi chamar a minha página “Sweet Side of Cakes”. Sabes, o lado doce de um bolo é decorá-lo! É nesta fase que colocas todo o teu amor nele e quero ver a expressão de respeito e o efeito UAU nas pessoas em relação às minhas criações.

Como descreverias o teu estilo de decoração de bolos?
Até o momento ainda não sei se tenho um estilo específico ou se as pessoas simplesmente reconhecem as minhas criações sem ler o meu nome. Tentei e vou tentar mais estilos de bolos diferentes. E há colaborações – perfeitas para isso!!

Como é que é o teu processo criativo e onde encontras inspiração?
Nestes quase três anos vejo em quase tudo as minhas inspirações para um projeto de um bolo e/ou como ferramentas para fazer um bolo! É muito louco!! Parece que estou viciada em bolos!!! Em alguns pontos não estamos todos?!?!? LOL! Na verdade a minha inspiração vêm principalmente de viagens que faço e dos meus filhos.

Fazes parte de muitas de colaborações de bolos. O que procuras numa colaboração?
Ainda me lembro da minha primeira colaboração, fui convidada pela Heba M Elalfy. Ela deu-me fé e acreditou em mim. É uma bela alma. Desde então, fui convidada para muitas colaborações. Para mim uma colaboração é um lugar onde começas por conhecer outros artistas e também fazer alguns amigos. Um lugar onde sais da tua zona de conforto e melhoras as tuas capacidades. Tentar algo novo, criando algo que os teus clientes ou amigos não irão solicitar. A colaboração é como um parque de diversões, onde podes fazer o que quiseres dentro do tema estabelecido. A colaboração deve ser divertida. Deve ser um grupo onde te sintas confortável. Eu escolho as minhas colaborações por tema. Mas se alguém me convida eu não posso dizer não!! Essa é a minha natureza!

Sei que estás a organizar uma colaboração. O que nos podes contar sobre ela?
E agora estou a organizar a minha primeira colaboração. Nem consigo acreditar!! Foi apenas por diversão, uma ideia louca que surgiu no meio da noite quando conversava com amigos. Um tema Oktokerfest – não era divertido!!? !!? Organizar uma colaboração dá muito trabalho. Eu não sei o que faria sem a ajuda da Heba M Elalfy. Muito obrigado Heba por tudo! És simplesmente fantástica!! Aproveito também a oportunidade para dizer um enorme obrigado a Zelda Scafidas que ajudou a criar a imagem da capa e de perfil. São muito bonitas. Muito obrigado Zelda! E uma enorme obrigado a todos e cada um de vocês – os membros surpreendentes – pelo vosso trabalho duro e belas criações !!! Sem vocês esta colaboração não existiria!!! OBRIGADO!!!

Quais dos atuais artistas são os teus ídolos e porquê? Gostavas de “dar uma voltinha” na cozinha de quem?
Eu tenho muitos ídolos e gostava de “dar uma voltinha” nas suas cozinhas!! Não vou citar nenhum porque a lista seria muito longa. Mas em primeiro lugar, eu gostava de ir à cozinha dos meus amigos!!! Para passarmos um belo tempo juntos. Acho que preferiria ter uma conversa agradável e beber um café com um bolo do que fazer um bolo. LOL. Mas primeiro tenho de conhecê-los pessoalmente! LOL. Assim, a minha primeira meta para este ano é ir a um cake show e conhecer alguns deles. O segundo objetivo seria ter uma aula!!! Seria a minha primeira visita a um cake show e de primeira classe!!! É emocionante e estou a fazer de tudo para concretizar estes dois objectivos em 2016.

Por fim, tens alguns conselhos ou dicas para os nossos leitores?
Neste últimos 3 anos aprendi muito e ainda estou a aprender. O que posso dar como conselho é sê tu mesmo. Tem fé em ti e diverte-te. Não existe uma diretriz para ser artista. A arte vem do fundo do teu coração. As tuas criações representam-te! O bolo é uma arte – arte do açúcar! Gosta do que fazes, diverte-te e sê feliz.

Anúncios